Ir para o conteúdo

Yoga e Ayurveda

A raiz da palavra Yoga vem do termo Yuj, que em Sânscrito (idioma antigo da Índia) significa União. União entre corpo, mente e espírito. O Yoga é tão abrangente que pode ser definido como uma ciência, uma filosofia de vida ou um sistema de autoconhecimento profundo e eficaz. Muitas vezes o Yoga é definido como a ciência do desenvolvimento espiritual que tem por objetivo te levar à auto-realização, ou, colocando de forma mais simples, o yoga é um sistema/filosofia de vida que te faz acordar para a sua verdade e com isso permitir a você viver com muito mais tranquilidade, alegria e propósito!

Ele não é parte de nenhuma religião e pode ser praticado por pessoas de qualquer expressão religiosa.

Muito mais do que uma rotina de exercícios físicos, o yoga é uma ciência completa do viver em equilíbrio, e em uma caminhada cheia de abundância e alegria. Quando praticado com intenção, o yoga oferece técnicas e processos que abrem as portas para o seu puro potencial, para um relaxamento profundo, para sua capacidade nata de amar, ser compassiva(o) e para sua habilidade de obter sucesso em todas as áreas da sua vida.

Como definiu Patanjali, considerado um dos criadores do Yoga, “Yoga é o desapegar-se das turbulências mentais”. Com isso, mergulhamos na nossa verdadeira essência, no silêncio que acalma, e conseguimos ter uma vida muito mais rica e contente!

No aspecto físico, o Yoga proporciona o aumento da flexibilidade, do equilíbrio, da circulação e da força do corpo; além de aumentar consideravelmente nossa capacidade respiratória.

Por meio dos Asanas (exercícios físicos), conquistamos um corpo mais saudável, em forma, com os órgãos funcionando em harmonia. Por meio dos Pranayamas (exercícios respiratórios), ativamos nosso sistema nervoso responsável pelo relaxamento e pelo bom funcionamento interno da nossa fisiologia.

O Yoga é recomendado para todas as idades e já existem milhares de estudos científicos apontando os resultados positivos da prática na redução do estresse, ansiedade, depressão, pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, doenças crônicas, problemas hormonais, etc.

Não pense que para praticar yoga você precisar ser magra(o), atlética(o) ou flexível! Ou que praticar yoga significa contorcer-se e fazer posições exóticas! Yoga é para todos! O mais importante é sempre manter a respiração consciente e tranquila! Com isso seu corpo vai ser sempre perfeito para a prática!

No aspecto mental, o Yoga oferece uma nova percepção sobre a vida e sobre sua mente. Ele potencializa sua capacidade de foco, atenção, poder de decisão, reduzindo o estresse e encorajando pensamentos positivos e de auto-aceitação.

Imagine que sua mente é uma carroça desgovernada. Quanto mais você praticar yoga e meditação, mais você terá o controle sobre as rédeas dessa carroça e a levará ela para onde for mais benéfico para você!

Os benefícios do yoga, assim como os da meditação, vão muito além dos momentos em que estamos praticando, eles permanecem internamente para o restante das 23 horas do dia!

Mais uma vez, milhares de pesquisas provam o potencial da yoga em reduzir o estresse e os distúrbios mentais! Pode dar uma “Googlada”, principalmente se usar o Google norte-americano, já que a maior parte das pesquisas são realizadas nos Estados Unidos!

Entre os benefícios espirituais (desvinculados de qualquer religião), o yoga desenvolve a consciência do seu corpo, dos seus sentimentos e emoções e do mundo ao seu redor! Ele promove uma conexão muito maior com o seu Eu Maior, sua Plena Essência, suas qualidades únicas, e com o Eu Maior que existe nos outros, na natureza e em toda a existência!

O momento da prática é um momento de contato profundo com sua Verdade e de conhecer mais profundamente o que acontece dentro de você!

Com o autoconhecimento vem a cura e a tranquilidade para lidar com os desafios do dia-a-dia! O yoga permite um contato íntimo com o Divino, seja ele Deus, o Universo, seus guias, ou o que quer que você considere como Sagrado. Ao nos internalizarmos, voltamos para o coração e, então, essa conexão com algo maior vem facilmente!

Yoga é transformação, é ver a realidade com olhos mais abertos, com discernimento e sabedoria, com liberdade para usar sua mente ao seu favor!

É sentir-se confortável e alinhado no seu corpo. É aceitar todas as partes do seu ser com carinho e usar os seus dons para melhorar sua vida e a vida da sua comunidade!

É enfrentar a rotina e o trabalho sem estresse, sem fugas, sem precisar de coisas externas (comida, bebida, tv, compras) para compensar a falta de equilíbrio interno.

É respeitar os sinais do seu corpo e da sua intuição, e ter maior facilidade em tomar decisões assertivas, em saber para que sentido caminhar!

É sorrir mais, brincar mais com a vida e com as situações da vida! Fica o convite!
Para saber quando e onde as aulas de yoga acontecem, favor inscrever-se na nossa newsletter e/ou enviar um email para contato@plenessencia.com.br!

Atualmente, aulas regulares todas as terças e quintas, das 7:30 às 8:30, acontecem no NZambi, CLN 205, Bloco D, loja 7, segundo andar, em Brasília, no DF! A primeira aula é sempre experimental! Venha!

Grata!

AYURVEDA

Ayurveda é a Ciência da Vida (Ayus – vida, Vedas – sabedoria, conhecimento). É uma ciência, um sistema ou uma filosofia de vida com mais de 5 mil anos de tradição no Oriente, especialmente na Índia. Esse ciência é um sistema de cura e manutenção do seu equilíbrio e bem-estar naturais e originais do seu Eu Maior.

O objetivo da Ayurveda é te manter em Perfeita Saúde Mental, Física e Espiritual e, com isso, fazer com que você se auto-realize e reconheça a sua verdadeira essência, sua profunda consciência, seu Eu Divino!

Ela é abrangente e o Yoga está dentro dela! O Yoga trata do aspecto espiritual da Ayurveda. Ela ainda abrange outras áreas, como nutrição (culinária), medicina (ervas, cirurgias e procedimentos naturais de cura), decoração (como harmonizar ambientes), artes marciais e muito sobre o campo mental e a psicologia da mente!

A Ayurveda reconhece que a conexão corpo-mente-espírito é inerente ao ser humano e enxerga o corpo como a “cristalização das tendências mentais repetitivas e antigas” (Dr. David Frawley). Para a Ayurveda, as doenças físicas surgem de fatores como má alimentação, exposição errada à toxinas e o uso equivocado da nossa capacidade mental e espiritual. E para essa ciência, os problemas mentais surgem pelo uso errado dos nossos 5 sentidos, pelo estresse e pela acumulação de emoções negativas (e pelo não saber como administrá-las)!

Segundo a Ayurveda, nós somos compostos de 5 elementos da natureza (nomes em Sânscrito – língua ancestral das escrituras sagradas da Ayurveda e Yoga – entre parênteses):

Terra (Prithivi)
Fogo (Tejas)
Água (Jala)
Ar (Vayu)
Espaço (ou Éter – Akasha)

E para estar em harmonia interna e externa, temos de ter esses 5 elementos equilibrados! Essa ciência fornece uma série de técnicas e rotinas que te ajudam a alinhar esses elementos internamente, evitando assim doenças físicas e distúrbios psicológicos e emocionais.

Para ela, cada um de nós tem uma constituição fisiológica e psicológica básica e única, que chamamos, em Sânscrito, de Doshas, ou tipos de corpo-mente. Eles são o Vata (Ar e Espaço), Pitta (Fogo e Água) e Kapha (Terra e Água).

As pessoas com o Dosha Vata tem uma constituição de Ar e Espaço maior e, desta forma, tem o movimento e a mudança como características constantes de sua vida e modo de ser! Em equilíbrio, isso significa que os Vatinhas (carinhosamente falando) são super criativos, inspirados, ágeis, cheios de energia e ideias geniais! Eles adoram se movimentar, passear, viajar, conhecer pessoas diferentes, lugares diferentes! Já em desequilíbrio, eles podem tornar-se excessivamente ansiosos, medrosos e desorganizados!

Também existem aspectos físicos de cada Dosha, mas esses detalhes eu vou oferecer em textos lá no Blog do Plenessência! Assine nossa newsletter pra receber todas as boas dicas!

O Dosha Pitta (Fogo e Água- essa em menor percentagem) oferece as qualidades da transformação e metabolismo fortes! Ou sejas, os queridos Pittas são cheios de fogo, líderes natos, decididos, inteligentes, sagazes e digerem bem tanto os alimentos quanto o que acontece em suas vidas! Eles definem suas metas facilmente e são ótimos em administrar e gerenciar elas! Já em desequilíbrio, eles põe fogo em tudo! Tô brincando! Eles simplesmente se tornam muito raivosos, cheios de cólera, inflexíveis e com uma gastrite louca!

Finalmente, o Dosha Kapha reúne as qualidades da Terra e da Água e suas características são estrutura e fluidez! Os Kaphinhas (carinhosamente chamando) costumam ser aquelas pessoas que estão sempre de boa, tranquilos, estáveis. Eles resolvem os pepinos do trabalho sem se abalar e são altamente confiáveis e bons amigos! Já em desequilíbrio, eles podem tornar-se distantes (fugir dos conflitos), sofrer internamente e reservadamente ou se apegar demais à coisas, pessoas ou situações.

Todos temos esses 3 Doshas dentro da nossa constituição, mas nascemos com 2 deles mais fortemente expressados na nossa personalidade e corpo! Ah! E, ao longo da vida, nosso Dosha também pode mudar, de acordo com nosso momento de vida, alimentação, experiências que vivemos, etc!

O bacana é que a Ayurveda recomenda diversas formas de trazer todos esses elementos de volta ao equilíbrio, para que você use suas características pra se expressar no mundo e realizar sua missão! Entre as dicas de equilibro entram comidas, óleos essenciais, posições de Yoga, meditações, cores, Florais de Bach, exercícios respiratórios, atividades físicas, ervas, entre outros!

As sessões de Terapia Integrativa levam em consideração o seu Dosha e podem incluir muitas técnicas e dicas para que você reequilibre ele! Mais dicas sobre as características desses Doshas e como voltar (ou manter) ao equilíbrio serão ofertadas no nosso blog! Então: não esquece de assinar a newsletter pra não perder essas informações valiosas!